segunda-feira, 19 de março de 2012

As pombinhas de Santarém

19 de Março , Dia do Pai


Hoje vou viajar no tempo.

Nasci e cresci em Santarém.

Em Santarém todos os anos no dia 19 de Março, à tarde fazia-se uma romaria à quinta de S.José, nas Omnias. Na merenda às vezes estavam as pombinhas , simples ou com manteiga.
O meu pai e outros meus familiares eram padeiros em Santarém e foram os grandes culpados pelo aparecimento das célebres pombinhas de Santarém.

Hoje apeteceu-me fazer em casa umas pombinhas de Santarém.

Bom dia  Pai.

7 comentários:

Van disse...

Olá! Gostaria de saber a receita das pombinhas. Tem como enviar? Valeu! Abraços Vanessa Tavares

Papa Léguas disse...

Bonito!

Anónimo disse...

É dessas tradições e de "pombinhas" que nos alimentamos!
Lindo!

Risoleta da Conceição disse...

Procurando informação sobre as pombinhas de Santaré, vim aqui parar. E fiquei encantada. Vivi apenas um ano em Santarém, aos 9, mas quando o meu pai lá voltava, levava-me sempre pombinhas. Agora que já partiu, como pomba, recuperar a história delas ou o seu sabor, é recuperar um bocadinho dele. Estas são lindas. Ainda se vendem em Santarém? Nas padarias? Sabe a sua história, que lenda ou tradição as criou? Muito obrigada. Parabéns pelas lindas pombinhas, grata pela memória
.

Vale Cruz disse...

Agora aqui fica uma pequena "estória " no que se refere às pombinhas de Santarém. Do nosso grupo de rapaziada fazia parte o Fernando Trindade por nós alcunhado de Pombinhas; filho do dono da padaria Trindade.Certa noite todos nós reunimos na padaria á espera do Fernando que estava a acabar de fazer pombinhas e um de nós se lembrou que naquele dia as pombinhas iriam sair com apêndices uns pequeninos chifres que devem ter espantado os compradores no dia seguinte....rsrssss Coisas da juventude...rsrssss

Martinho Branco disse...

Obrigado, por esta viagem fotográfica em redor de doces memórias da infância!
E Vivam as "Pombinhas doces" de Santarém...

elisa jorge disse...

Que saudades! Nos meus tempos de liceu eram um petisco bem apetecido. Desapareceram do mercado com grande tristeza de muita gente. Será possível receber receita?

Mais conhecimento através das viagens

Viagens em autocaravana
mais liberdade para conhecer.

viajantes